Hoje, dia 17 de Novembro é o dia da criatividade e justo por isso resolvi fazer um post com dicas valiosas que ajudam a exercitar a criatividade. Eu mesma estava buscando algumas dicas ultimamente, então selecionei as melhores e que de fato ajudam muito. Vem ver:
Todos esses pontos costumam fazer parte da minha rotina, inclusive o fato de observar muito tudo o que está ao meu redor. É bom alem de observar, também questionar. Isso nos força a procurar respostas para tudo aquilo que costumamos ignorar e é aí que começamos a botar a cabeça pra funcionar.
Outro ponto super legal é colecionar tudo o que puder. No geral sempre temos objetos ou até imagens que gostamos muito, porém no momento não encontramos serventia, mas pode crer que um dia será muito útil. Eu costumo guardar tudo aquilo que acredito que será útil em algum dia, começando pelos meus materiais de aviamento, que toma conta de boa parte do meu quarto haha.
Anotar as ideias é crucial pra todos aqueles que trabalham com a criatividade. Já reparou que as melhores ideias vêm quando estamos distraídos, na rua ou pouco antes de cair no sono? É fundamental ter um bloquinho de notas ou uma agenda pequena sempre junto de nós para podermos anotar todas as ideias recorrentes do dia. Isso é uma coisa que eu ainda preciso melhorar, visto que eu sempre esqueço de levar um caderninho na bolsa e acabo juntando um aglomerado de papel bagunçado na bolsa com várias anotações de ideias e tarefas por fazer hahaha.
Essa dica de redecorar o ambiente de trabalho é super valiosa. Sempre que posso, procuro fazer uma geral no meu quarto e arrumar principalmente a escrivaninha, assim alem de dar uma repaginada, acabo encontrando coisas super legais que eu até esquecia que tinha. Então já dá pra imaginar que levo no mínimo uns dois dias pra arrumar o quarto todo né? hahaha.
As vezes eu fico reparando nas ideias mirabolantes da minha irmã e tento ter a mesma perspectiva dela pra certas situações. Já se perguntou o que se passa pela cabeça dos criadores dos desenhos animados? Ainda quero muito entender o que se passava na cabeça do criador de "Hora de Aventura", ou então do criador do Bob Esponja. Confesso que tenho uma certa invejinha da criatividade de pessoas assim. Procuro sempre observar aos mínimos detalhes pra captar ideias legais a partir daí.
Desapegue! Eu sei, não tem coisa mais chata do que a gente passar horas, dias ou até semanas trabalhando em alguma coisa para depois alguém vir e copiar exatamente do mesmo jeito, mas se for guardar tua ideia só pra ti, ela pode acabar ficando tão bem escondida que ninguém mais vai conhecê-la. Lembre-se, grandes artistas são grandes pelo fato de não terem medo de arriscar, por ter atitude e principalmente por continuar criando sob qualquer circunstância.
E enfim a dica que eu considero a mais valiosa de todas que é trabalhar fora de casa. Vocês sabem que tenho outros trabalhos paralelos ao blog, mas no que diz respeito ao blog, as vezes acaba sendo um tanto quanto tedioso ficar sentada no mesmo lugar durante horas, todos os dias. Então comecei a mudar o ambiente de trabalho. Comecei por mudar de cômodo dentro de casa. As vezes trabalhava no quarto, na sala ou até na cozinha, já que a mesa é grande. Depois disso resolvi variar ainda mais, como criar posts no trabalho da minha mãe, no escritório de amigos, na praça, com de um chimarrão, um caderno e uma brisa, em um barzinho junto de uma boa música e uma cerveja,... Enfim, procurar ambientes agradáveis e variar entre eles acaba fazendo o trabalho ser mais prazeroso e com isso começam a surgir ideias maravilhosas.
Essas foram as dicas que eu mesma selecionei a dedo e que são indispensáveis na minha rotina. Acho super válido escrever em algum lugar de fácil visibilidade para poder ler e sempre se lembrar de praticar esses exercícios.
Espero muito que tenham gostado e não se esqueçam de comentar quais as suas dicas para exercitar a criatividade aqui em baixo nos comentários.
Beijos!
Nenhum comentário :
Postar um comentário